Sistema On Grid x Sistema Off Grid
O uso da energia solar exige uma série de cuidados, estudos e principalmente um projeto elétrico desenvolvido por um(a) engenheiro(a) eletricista, além de contar com produtos de qualidade contendo os selos do Inmetro e profissionais habilitados para a execução de toda a instalação. São eles: engenheiro civil, técnico de segurança e técnicos para a execução da instalação.
Entender a necessidade de cada consumidor é dever do(a) engenheiro(a) eletricista e é um dos motivos que torna fundamental o entendimento sobre as diferenças entre os sistemas fotovoltaicos existentes.
A seguir vamos falar separadamente sobre eles e trazer um panorama geral sobre as diferenças que existem entre os dois. Confira!
Sistema On Grid
Sistema On grid.
Para entender como ele funciona podemos começar utilizando a tradução livre da palavra. Com isso, podemos traduzir “on grid” como “na rede”.
Na prática isso serve como uma explicação resumida e direta da forma como esse tipo de sistema funciona. Ou seja, ele necessariamente trabalha conectado na rede de distribuição de energia elétrica da sua região.
O seu funcionamento ocorre da seguinte forma: a luz solar é captada pelos módulos (painéis) solares gerando uma corrente contínua. Posteriormente, através de um equipamento chamado “Inversor”, esta corrente é transformada em corrente alternada e juntamente com a tensão transforma-se na energia que utilizamos.
Este é um processo que ocorre de maneira contínua, então a produção de energia acontece da mesma forma.
Com essa grande capacidade de geração de energia, durante todo o período de incidência de luz é gerada mais energia do que consumida. Então nós nos perguntamos: mas para onde vai o que foi produzido e não consumido instantaneamente? Simples para o sistema on-grid: para as redes de distribuição das concessionárias de energia elétrica.
A produção da geração em kWh se transforma em créditos de energia que, na sequência, serão, junto com o autoconsumo da geração de energia, os responsáveis pela diminuição na conta de energia elétrica.Então podemos dizer que o sistema on grid produz, converte e distribui a energia elétrica entre carga e rede.
Sistema Off Grid
Sistema Off Grid
Para explicar o funcionamento do sistema off grid a melhor forma é começar com a principal diferença entre este e o on grid.
O off grid funciona de maneira autônoma, ou seja, sem a necessidade de conexão com a rede de distribuição da concessionária. Para isso, ele precisa contar com baterias, que são as responsáveis por armazenar a energia excedente que foi produzida.
Apesar desta diferença, o funcionamento dos sistemas é bem semelhante.
Isso acontece porque a energia solar é captada pelos painéis solares, na sequência o sistema fará a transformação da corrente contínua para alternada e por fim a distribuição.
A diferença está na forma de armazenamento do excedente. Enquanto o sistema on grid envia a energia excedente para a rede da concessionária, através do medidor bidirecional, o sistema off grid armazena tal excesso em baterias, as quais fazem parte do sistema fotovoltaico.
Qual é a melhor escolha entre esses dois sistemas?
A verdade é que essa pergunta não possui uma resposta clara! Tudo depende da necessidade do consumidor. Cada um desses sistemas possui seus pontos fortes e pontos fracos, é claro.
A principal diferença entre eles, como você pôde acompanhar anteriormente, é a autonomia completa de um e a necessidade de conexão com a rede do outro.
Podemos trazer um outro conteúdo que fale sobre as vantagens e desvantagens de cada um deles. Comente nas nossas redes sociais se quiser ver este tema por aqui.
E mais do que isso, nós temos algo muito melhor chegando em breve!!!! Uma novidade que vai mudar a maneira como conhecemos a energia solar e principalmente um jeito mais inteligente de utilizá-la.
As inovações estão vindo. Se o que temos já é bom e satisfaz grande parte das suas necessidades, o que está por vir é ainda melhor.