INVERSOR HUAWEI SUN2000 5ktl M1 20 kW 100
Com o aumento da energia fotovoltaica, cada vez mais residências optam por esta fonte de energia renovável. Mas como garantir que está a maximizar a produção e a gestão da sua própria instalação? A Huawei oferece uma solução completa e personalizada, com todos os elementos necessários para controlar e monitorizar a sua instalação de forma eficiente e simples.
Com o auge exponencial da energia fotovoltaica dos últimos anos, cada vez são mais as casas que decidem alimentar parte do seu consumo através desta fonte de energia renovável e, até mesmo utilizar baterias ou controladores de cargas para poder aproveitar ao máximo a sua instalação.
À medida que o setor continua a avançar, as diferentes opções e marcas estão a multiplicar-se, chegando a oferecer uma grande variedade de alternativas para conseguir tanto a simples produção fotovoltaica como a procura da sua maximização.
Entre todas estas marcas, poucas são aquelas que podem oferecer uma solução integral da sua parte para que todos os elementos sejam próprios, por isso hoje queremos falar da solução integral lançada no mercado pela Huawei e todos os elementos que esta pode dispor para poder fazer uma boa otimização da produção, monitorização e manuseamento da própria instalação.
Inversores L1
Os inversores residenciais da Huawei monofásicos são conhecidos pelo modelo L1. Estes compreendem dos 2 kW aos 6 kW de potência e destacam-se pela sua capacidade para carregar baterias e, até mesmo, funcionar de forma isolada.
Para este tipo de instalações na Huawei, o inversor é o equipamento mais importante, já que funciona como centro nevrálgico gerindo a conversão de CC em AC procedente dos módulos fotovoltaicos, a carga e descarga da bateria e até mesmo a transmissão de dados ao portal de monitorização e controlo.
Estes equipamentos incluem uma antena wi-fi para se poder ligar à rede da Internet da instalação e poder comunicar, de forma independente, com o portal de gestão. Além disso, contam com sistemas de refrigeração passiva e o sistema AI BOOST AFCI, que não só implica que o sistema tenha incorporado um equipamento controlador de arco elétrico, como também se baseia na recolha e análise de dados sobre o arco elétrico de forma global através de algoritmos de melhoria de deteção constante.
Por ser, portanto, o centro neurálgico da nossa instalação, todos os equipamentos de que vamos precisar na instalação vão comunicar diretamente com o inversor (salvo o carregador de VE).
Otimizadores
Para quem desconhece a sua existência ou funcionamento, um otimizador de potência para sistemas fotovoltaicos é um dispositivo concebido para reduzir as perdas de um sistema fotovoltaico, obtendo, desta maneira, um aumento na eficiência do sistema global.
Os otimizadores Huawei possuem dois modos de funcionamento. No modo bypass, as tensões e correntes de saída do módulo são iguais às de saída do otimizador. Este modo é utilizado para momentos em que o sistema não está a sofrer nenhuma sombra ou efeitos adversos que afetem a produção de algum dos módulos.
Modo bypass
A outra modalidade é o modo Buck que consiste na redução da tensão de saída do próprio otimizador para poder, assim, aumentar a corrente e alcançar o ponto de máxima potência do módulo. Estes equipamentos comunicam através do cabo de potência com o inversor para poderem ser geridos através deste, permitindo assim o seu arranque, paragem ou graduação na produção, se necessário, e a atualização do firmware destes, caso necessário.
LUNA 2000
As próprias baterias da Huawei, conhecidas como LUNA 2000, são um elemento-chave na hora de procurar o aproveitamento máximo da produção da sua instalação fotovoltaica dando uma segunda vida ao excedente fotovoltaico.
Estas baterias destacam-se por ser baterias de lítio ferrofosfato modulares, cujos módulos estão ligadas em paralelo. Esta qualidade permite à bateria que, caso deseje acrescentar um módulo novo, estes não tenham uma capacidade do SOC, similar para que esta ligação seja bem-sucedida.
Cada módulo de bateria que a compõem no seu conjunto tem uma capacidade de 5 kWh. Estes empilham-se em forma de torres chegando a alcançar no máximo 3 módulos por torre. No total, a um inversor L1 pode chegar a ligar-se uma capacidade de bateria de 2 torres ou, por outras palavras, um inversor L1 pode gerir desde 5 kWh até 30 kWh de armazenamento.
As baterias LUNA têm diferentes tipos de utilização segundo as diferentes necessidades do cliente. Estes são os seguintes:
Dar prioridade ao autoconsumo
Este modo de configuração pode ser considerado standard, já que o inversor vai encarregar-se de carregar a bateria com o excedente fotovoltaico e de descarregar quando não disponha de produção e exista consumo.
Time Of Use (TOU) ou tempo de uso
Este tipo de controlo da bateria consiste em conceber um horário de carga e descarga para que o inversor o leve a cabo. Esta opção é muito interessante em casos em que se quer aproveitar para carregar a bateria em horas de vazio em que a energia é muito mais barata e descarregá-la em horas de ponta, por exemplo.
Smart Charger
Uma das últimas novidades no mercado da marca Huawei é o seu carregador de veículo elétrico ou Smart Charger. Este, que se destaca pela simplicidade no seu design divide-se em 2 modelos: o monofásico que pode chegar a alcançar até os 7,4 kW de potência de carga e o trifásico que alcança até 32 kW.
Este equipamento não conta com mangueira própria, mas sim com entrada Socket. A configuração do mesmo é levada a cabo como com os inversores, através da aplicação do telemóvel FusionSolar e deve ser ligada à Internet. Posteriormente, ao inscrevê-lo numa instalação nova ou já existente neste portal, este poderá comunicar com o inversor e aparecer na instalação como mais uma carga.
A sua comunicação com o inversor através do portal permite-lhe dar prioridade à carga com a existência de excedente fotovoltaico sempre que seja ativado na sua configuração.
FusionSolar
Como se comentou ao longo do artigo, a FusionSolar é a plataforma encarregada de recolher toda a informação do inversor e do Smart Charger e da sua gestão e manutenção.
Esta plataforma destaca-se pela grande versatilidade que mostra na hora de levar a cabo gestões de forma remota, já que permite modificar uma grande quantidade de parâmetros sem ter de dirigir-se presencialmente à instalação. Estes parâmetros podem abranger do código de rede configurado, o inversor à configuração da injeção zero, passando pela proteção da resistência de isolamento.
Além disso, também permite levar a cabo movimentos importantes como a atualização dos equipamentos ou a descarga dos ficheiros de registo ou logs para facilitar a gestão de incidências.
Conclusões
Com o auge da fotovoltaica nas instalações residenciais, a escolha da marca com que levar a cabo a sua instalação fotovoltaica é de grande importância.
Escolher uma só marca que apresente elementos para todos os pontos da instalação pode ser uma grande vantagem e é nisto em que a solução completa da Huawei se destaca:
Facilidade na seleção dos equipamentos no design da instalação por comunicações e compatibilidades;
Poupança nos gastos de gestão e manutenção por poder levar a cabo grande parte desta gestão de forma remota graças ao portal, evitando assim visitas desnecessárias à instalação;
Um só serviço técnico capaz de rever todos os elementos da instalação;
Uma só plataforma de visualização e controlo para abranger todos os equipamentos.
Que marca vai escolher a partir de agora no design da sua instalação residencial?