Será que a energia solar para casa de praia vale a pena? Quais benefícios o sistema pode gerar? Há problemas com a maresia? Tire suas dúvidas neste post. Se você tem um imóvel localizado em regiões litorâneas e está se perguntando se energia solar para casa na praia vale a pena, neste post mostramos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. A energia solar é uma tecnologia que promove autonomia e sustentabilidade para imóveis localizados em qualquer região. Para que seja viável a instalação de um sistema, basta que o imóvel tenha uma área de telhado suficiente com boa exposição solar. Ou seja, que não tenha a interferência de sombras. As regiões litorâneas costumam ser boas para a produção de energia solar, justamente pela incidência de sol, que é a fonte necessária para a geração de energia. Mas, será que a energia solar para casa na praia vale a pena mesmo?
Custo-benefício do sistema solar para casa de praia
O investimento em um sistema solar pode variar de acordo com cada projeto. Isso porque, tudo depende do tamanho do sistema, capacidade de produção, tipo da estrutura de fixação a ser utilizada, dentre outras características. De modo geral, o tempo médio de retorno do investimento é de 5 anos. Sendo que, a vida útil do sistema é de, em média, 25 anos. Estima-se que a economia proporcionada pela geração de energia solar em uma residência possa ser de até 95% da conta de energia. Além disso, nos sistemas on-grid, que são conectados à rede da distribuidora de energia, quando houver produção maior do que a consumida pelo imóvel, isso gera créditos. Esses créditos tem validade de 60 meses (5 anos) e podem ser utilizados para compensar as faturas quando a produção for mais baixa, ou ainda, para abater faturas de outros imóveis, desde que sejam de mesma titularidade. Vale ressaltar ainda, que os sistemas fotovoltaicos tem custo baixíssimo de manutenção.
Vantagens da energia solar para casa na praia
Redução de até 95% da conta de energia; Aproveitamento da incidência solar que é comum em regiões litorâneas; O imóvel não fica refém das alterações na cobrança de energia; O sistema fotovoltaico é sustentável e não prejudica o meio ambiente; Ocorre uma importante valorização do imóvel; Tempo de retorno do investimento é curto considerando os benefícios do sistema.
A maresia prejudica os painéis fotovoltaicos?
Essa é uma dúvida frequente entre proprietários de residências localizadas nas regiões litorâneas. A maresia não inviabiliza a instalação do sistema fotovoltaico. Atualmente, tanto os painéis quanto as estruturas de fixação são fabricados em materiais resistentes à corrosão. Os principais produtos utilizados a fabricação da estrutura são alumínio EM-AW-6063 T66 e aço inoxidável 304. Além disso, os módulos fotovoltaicos passam por processo de selagem à vácuo que isola a folha traseira e os materiais internos. Isso impede que ocorra corrosão devido a entrada de sal nas placas. Painéis fotovoltaicos certificados passam por testes rigorosos. Um deles é o Teste de Corrosão por Névoa de sal (IEC 61701), que faz a simulação dos efeitos da maresia para comprovar a resistência do produto.
Como é a manutenção do sistema solar de casas na praia?
De modo geral, a manutenção dos sistemas fotovoltaicos consiste na limpeza periódica dos painéis e na revisão elétrica do sistema. O recomendado é que esses procedimentos sejam realizados a cada seis meses. Para as casas de praia, a limpeza dos painéis é um procedimento ainda mais importante. Apesar de não provocar corrosão, o acúmulo de sal sobre os painéis pode prejudicar o desempenho deles, reduzindo o potencial de energia do sistema. Portanto, é de suma importância observar com frequência a condições dos painéis com relação ao acúmulo de sal e outros tipos de sujeira.
O vento do litoral prejudica o sistema de energia solar?
No Brasil, estima-se que as regiões litorâneas possam ser afetadas por ventos de até 150 km/h. Esse é um fator que precisa ser considerado no momento da elaboração do projeto. Os painéis possuem um peso considerado baixo. A grande maioria dos telhados suporte tranquilamente o peso. Porém, o vento adiciona mais carga ao sistema. Por conta disso, é importante que a estrutura de fixação seja adequada às condições climáticas da região. Por isso é de suma importância contar com profissionais qualificados e experientes para elaborar o seu projeto. Garanta isso contratando a Solstar.
Posso usar os créditos da energia solar gerada na casa da praia?
Uma das vantagens de implantar um sistema fotovoltaico na casa de praia é que os créditos gerados a partir da produção excedente de energia, podem ser utilizados para abater a fatura de residências que ficam em outros locais. Para isso, é necessário que os dois imóveis tenham a mesma titularidade, seja CPF ou CNPJ. Então, basta homologar junto a distribuidora o pedido para utilizar os créditos na segunda unidade consumidora. Além disso, é preciso que os dois imóveis sejam atendidos pela mesma concessionária de energia. Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com nosso time de atendimento.