Com a popularização do sistema fotovoltaico no Brasil, as instalações estão sendo cada vez mais comuns. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), apenas em 2020, houve um aumento de 70% das instalações comparadas com o ano anterior.
Essa perspectiva otimista mostra que não apenas temos empresas e fazendas com grande interesse na energia solar, mas residências também estão partindo de um mesmo princípio para a economia e preservação do meio ambiente com este sistema elétrico.
A rotina de instalações, entretanto, pode gerar questões em diversos âmbitos, principalmente quando consideramos o uso de painéis solares em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, que contam com a maior quantidade de prédios no Brasil, segundo pesquisa do ZAP Imóveis com a IBGE (2018).
Neste cenário, fica uma grande dúvida: a instalação de painéis solares é possível apenas em casas térreas?
Confira esta resposta e muitas outras curiosidades sobre o sistema de energia solar abaixo.É possível ter energia solar em um apartamento?
como funciona energia solar em apartamento
A boa notícia é que sim! É possível instalar, distribuir e utilizar a energia solar independentemente do tipo de residência, inclusive em apartamentos.
Apesar de parecer mais difícil e até impossível, os prédios contam com estruturas similares às casas térreas para esse tipo de instalação e podem beneficiar um ou mais moradores em um só edifício com o uso da energia proveniente do sol.
É possível, também, analisar a construção de imóveis já considerando a instalação de painéis solares como parte estrutural e arquitetônica. Resultando, dessa forma, uma construção ainda mais agradável para moradores e futuros compradores.Curiosidades da energia solar em edifícios
Apesar de ter os mesmos moldes de uma instalação em casas térreas, os edifícios contam com algumas particularidades que devem ser analisadas e respeitadas no momento da instalação. Confira algumas das curiosidades:
Instalação em varandas
Apesar de ser um procedimento comum em países da Europa, a instalação de energia solar nas varandas de apartamentos é possível, porém não é recomendada. No Brasil, grande parte do dia conta com o sol em pico; isso quer dizer que ele estará no meio do céu durante mais tempo do que nas laterais, ao nascer e pôr-do-sol.Painéis solares na fachada
Seguindo a mesma linha de pensamento das varandas, o processo de instalação é, sim, possível nas fachadas dos prédios. Entretanto, a efetividade da captação e distribuição de energia não será a mesma pelas condições climáticas que temos em solo nacional.
Uso da cobertura e telhados
Caso o seu apartamento seja na cobertura do prédio, saiba que é possível e vantajoso que a instalação da energia solar seja feita neste local. A cobertura, por ter acesso direto aos telhados e a luz solar, é um local ideal para a conversão em energia limpa.
Entretanto, mesmo sem possuir uma cobertura, a instalação dos painéis solares ainda é possível nos telhados do prédio, local no qual terão mais captação a luz do dia e sem preocupações com o sombreamento, problema que pode acontecer com as instalações em varandas, por exemplo.
Energia individual e compartilhada
Apesar de ser uma vantagem para todos os moradores interessados neste tipo de sistema elétrico, é possível direcionar a distribuição de energia para apenas um apartamento, assim como para mais moradores e até para o prédio todo.Autorizações e formalidades
Para que a instalação seja possível, é necessário acertar os meios burocráticos não apenas para o pagamento, mas autorizações internas do prédio no qual o painel solar será instalado.
Caso a iniciativa da energia solar parte de mais moradores, pode ser interessante consultar a disponibilidade de investimento em conjunto e distribuição para mais apartamentos em um mesmo edifício. Afinal, quanto mais energia solar, melhores serão as contas de luz e redução de impactos ao meio ambiente.
Lembrando que caso distribuído entre dois ou mais apartamentos, os moradores também serão beneficiados no sistema de créditos concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).Como funciona a instalação do sistema fotovoltaico
O processo de instalação dos painéis solares em edifícios funciona nos mesmos moldes das instalações em casas térreas, com a exceção de autorização do prédio e outras partes que façam parte da construção e manutenção do local.
Considerando as particularidades já indicadas, é importante que o ciclo familiar interessado em partir para a energia fotovoltaica faça pesquisas avançadas sobre o assunto, encontre uma empresa de confiança e faça parte do planejamento inicial até a instalação.
Dentro das burocracias, é importante entender sobre a aprovação do projeto e sua homologação nos mínimos detalhes. Feito isso, a instalação é feita em alguns passos:
Preparo do local da instalação com desenhos e medição de onde será alocado o painel solar
Instalação de suportes para fixar o sistema
Colocação dos trilhos para fixar ainda o painel solar no local
Instalação dos painéis sobre os trilhos e conexão de cabos
Conexão do painel solar ao inversor, além da instalação do inversor na rede elétrica do local
Durante a instalação no apartamento, também é importante considerar o kit de energia solar para o processo, que contará com:Painéis solares
String box
Cabos de conexão
Conectores
Inversor solar
Estruturas de fixaçãoÉ sempre recomendado contar com parceiros especialistas no assunto e que tenham experiência no mercado de energia solar. Com os avanços no interesse nacional por esse meio alternativo de consumo elétrico, é possível encontrar diversas empresas qualificadas e ótimos profissionais para este acompanhamento.
Principais benefícios da energia solar
beneficios da energia solar.Os avanços na tecnologia são cada vez mais benéficos para as instalações fotovoltaicas.
Neste sentido, além das economias na aquisição dos materiais, é possível mapear diversas vantagens provenientes da luz solar.
Entenda os benefícios na aquisição de um sistema de energia solar:
Economia em até 95% na conta de luz
Utilização de uma energia limpa e com pouco impacto ambiental
Pode trazer retorno financeiro entre 4 e 6 anos
Conta com leis de incentivo para o financiamento e linhas de crédito
A limpeza pode ser feita uma vez ao ano ou a cada 6 meses
Reduz a exploração de áreas verdes e o desmatamento
Ajuda a combater a poluição e o aquecimento global
Requer pouca manutenção e tem duração de até 25 anos.Vale a pena o investimento?
O sistema fotovoltaico não é considerado um investimento baixo. Entretanto, ao colocar no papel todas as vantagens que apresenta não apenas para o meio ambiente, mas para os custos com meios tradicionais de energia elétrica, ele é extremamente interessante.
Contar com uma fonte de energia reutilizável, principalmente em um país tropical como o Brasil, tende a fazer com que esse negócio seja cada vez mais cativante, principalmente para a instalação em construções tão comuns quanto prédios.
Além de ser possível a distribuição para mais de um apartamento, a energia solar pode abastecer tranquilamente um edifício inteiro contando com todos os materiais necessários, principalmente os inversores solares, que além de transformar a energia captada em eletricidade, são capazes do armazenamento para dias nublados ou durante à noite.
O investimento vale a pena tanto para os custos mensais dos consumidores, quanto para todo o processo de instalação que é bastante incentivado no país.