Como preparar sua obra para energia solar

Preparar a sua obra para energia solar, possibilita que a instalação do sistema se dê durante o processo de construção ou reforma do imóvel de seus sonhos.
Contribuindo para que o imóvel fique pronto por completo quando a obra for finalizada e os custos de energia gerados pelos equipamentos da obra sejam cobertor pelo sistema já em uso.
Afinal, a energia solar deve ser pensada desde o início do projeto, para que possa instalar nos pontos adequados e ter o melhor aproveitamento das placas fotovoltaicas.
Nós vamos te explicar como preparar sua obra para a energia solar, visando ter os melhores resultados a partir de tal preparação.

Informe ao arquiteto responsável o desejo de usar energia solar

Seja na construção ou na reforma de seu imóvel dos sonhos, é importante observar a questão da área livre para a instalação das placas.
Seja no telhado ou laje, é preciso ter área livre de no mínimo 10 metros quadrados para fazer a instalação.
Conversando com o seu arquiteto será possível identificar se haverá área suficiente para a colocação das placas.
Bem como, é possível observar se o seu telhado está preparado para suportar o peso das placas e se é compatível com o sistema de fixação necessário para as placas.
A cobertura do telhado com placa metálica termoacústica possibilita praticidade para fazer a fixação do sistema fotovoltaico.
Enquanto as telhas de barro ou tipo francês, são a segunda melhor opção de telhados para fazer a fixação do sistema de energia solar.

A posição das placas de energia solar em seu telhado

Um dos pontos interessantes de conversar com o responsável por sua construção, é justamente a posição do telhado.
Tendo em vista que, o melhor ângulo para a instalação do painel solar é a 22°. Isso significa que, o ideal é ter um telhado inclinado para usar essa posição e ter a máxima eficiência no sistema de energia solar.
Portanto, quando a casa está em construção esse é um detalhe que pode ser ajustado pelos profissionais responsáveis pela obra.
Possibilitando que seu telhado seja adequado para gerar a máxima eficiência em produção de energia. Otimizando a área usada e a quantidade de placas necessárias para manter sua casa autossuficiente em produção de energia.

Estrutura que suporta o peso das placas

Durante a obra, os responsáveis também podem desenvolver uma estrutura de telhado que seja capaz de suportar a carga trazida pelo sistema.
Quase todos os tipos de telhados e lajes são preparados para a carga. Mas dependendo de seu projeto, é preciso fazer um reforço. Tendo em vista que, é adicionado 15kg/m² em média com cada placa.
E isso demanda uma boa fixação para que seja possível garantir uma instalação segura e eficiente.
Portanto, quem está em processo de construção ou reforma de seu imóvel dos sonhos deve aproveitar o momento para preparar o imóvel para a energia solar.
De modo que, o sistema possa ser instalado tendo o máximo aproveitamento da área disponível, para que a casa tenha autossuficiência em energia.

×